IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Quatro das oito atividades do varejo crescem em agosto ante julho, diz IBGE

Daniela Amorim

Rio

10/10/2019 10h59

Quatro entre as oito atividades do varejo registraram crescimento nas vendas em agosto ante julho, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio divulgados nesta quinta-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na média global, houve ligeira alta de 0,1% no volume de vendas. As principais contribuições positivas foram de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,6%) e de Outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,2%).

As demais taxas positivas ocorreram em Livros, jornais, revistas e papelaria (0,2%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,8%).

Na direção oposta, houve perdas em Combustíveis e lubrificantes (-3,3%), Móveis e eletrodomésticos (-1,5%), Tecidos, vestuário e calçados (-2,5%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,3%).

Quanto ao comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o volume de vendas ficou estável (0,0%) em agosto ante julho. As vendas de veículos, motos, partes e peças caíram 1,7%, enquanto Material de construção recuou 0,8%.