IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Infraestrutura estuda se fim de adicional de tarifa de embarque será gradual

Atualmente a taxa custa 18 dólares - iStock
Atualmente a taxa custa 18 dólares Imagem: iStock

Amanda Pupo

Brasília

28/10/2019 17h00

O Ministério da Infraestrutura informou que o governo estuda os últimos detalhes da medida que pretende eliminar o adicional de tarifa de embarque pago para voos estrangeiros. Em análise, segundo a pasta, está a decisão sobre se a extinção será feita de forma gradual (a princípio para rotas da América do Sul e em seguida as demais), ou de forma ampla desde o seu início.

Conforme informou o ministério, a eliminação deverá ser feita através de uma medida provisória (MP) que agrega "uma série de ações de fomento ao turismo no país".

A retirada do adicional, hoje em US$ 18, foi anunciada hoje de manhã, pelo ministro da pasta, Tarcísio Freitas. Segundo ele, a medida será tomada "muito em breve". "Os 18 dólares que são pagos a gente deve eliminar em breve", disse o ministro, sem cravar uma data.

"O adicional foi criado lá atrás, e ficou. Ele vai ser eliminado, muito em breve", disse Tarcísio. Segundo o ministério, a arrecadação atualmente é repassada diretamente ao Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac).