IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Lagarde, do BCE, defende "nova combinação" de políticas na zona do euro

Nicholas Kamm/AFP Photo
Imagem: Nicholas Kamm/AFP Photo

Sergio Caldas

São Paulo

22/11/2019 06h34

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, defendeu hoje uma nova "combinação de políticas" para impulsionar a economia da zona do euro.

Lagarde, que falou durante discurso no Congresso Bancário Europeu em Frankfurt, na Alemanha, afirmou que o BCE fará uma "revisão estratégica" no futuro próximo e ressaltou que a política monetária poderá atingir seu objetivo de forma mais rápida e com menos efeitos colaterais se outras políticas também contribuírem.

Lagarde destacou a importância da política fiscal, não apenas no que diz respeito a gastos públicos, mas adotando uma postura "mais produtiva, mais digital e mais verde".

Lagarde também afirmou que a política monetária vai continuar sustentando a economia e permanecerá sendo acomodatícia, postura que, segundo ela, tem sido um importante catalisador para a demanda doméstica.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas. Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.