Donald Trump sanciona lei em apoio a manifestantes em Hong Kong
"Eu assinei essa lei em respeito ao presidente Xi [Jinping], à China e à população de Hong Kong", escreveu o republicano, em um documento divulgado pela Casa Branca. A lei "está sendo promulgada na esperança de que os líderes e representantes da China e de Hong Kong possam resolver amigavelmente suas diferenças, levando a paz e a prosperidade a longo prazo para todos", acrescentou Trump.
Ontem, o presidente americano havia dito que as conversas com os chineses para a conclusão da chamada "fase 1" do acordo comercial entre os dois países estava "indo muito bem", mas ponderou que os EUA estavam observando os desdobramentos dos protestos pró-democracia em Hong Kong, que ocorrem desde março.
A lei sancionada hoje por Trump foi aprovada na semana passada na Câmara dos Representantes e no Senado. Entre outras ações, a legislação prevê que o secretário de Estado americano se certifique anualmente que Hong Kong permanece suficientemente independente de Pequim e incumbe o presidente dos EUA de impor sanções a indivíduos que suprimam os direitos humanos no território semiautônomo.
Logo após a aprovação no Congresso americano, os governos da China e de Hong Kong criticaram o projeto de lei. No dia 25 de novembro, o vice-ministro de Relações Exteriores da China, Zheng Zeguang, afirmou que os EUA iriam "arcar com todas as consequências que surgirem" caso a lei fosse sancionada por Trump.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.