Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Diretores de fundos de pensão serão escolhidos por processo seletivo

Decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), presidido pelo ministro Paulo Guedes - Adriano Machado/Reuters
Decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), presidido pelo ministro Paulo Guedes Imagem: Adriano Machado/Reuters

Lorenna Rodrigues

Brasília

27/12/2019 19h58

Diretores de fundos de pensão serão escolhidos por processo seletivo e terão que apresentar qualificação técnica. A decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) em reunião na semana passada.

O conselho é presidido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Hoje, a escolha da diretoria é feita conforme o estatuto de cada instituição, geralmente por eleição ou indicação.

"A escolha da diretoria continuará conforme definido em estatuto, reforçando apenas a importância de se ter um processo que assegure a qualificação técnica de todos os membros da diretoria, independentemente de serem indicados pelos participantes ou patrocinadores", afirmou o Ministério da Economia, em nota.

A resolução do CNPC estabelece eleição para o conselho deliberativo, que também deverá ter composição paritária entre representantes dos participantes e assistidos e dos patrocinadores. Caberá aos representantes dos patrocinadores a indicação do presidente do conselho deliberativo.

Além de Guedes, o CNPC é formado por representantes da Superintendência Nacional de Previdência Complementar, Casa Civil, secretarias do Ministério da Economia e dos patrocinadores e assistidos de fundos de pensão.