IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Governo de São Paulo muda formato de cobrança do ICMS para quatro setores

Reprodução/Bluesoft
Imagem: Reprodução/Bluesoft

Augusto Decker

São Paulo

10/01/2020 13h30

O modelo de cobrança de ICMS no Estado de São Paulo sobre máquinas e equipamentos de alguns setores do agronegócio - laticínios, frutas secas, farinha e pectina (subproduto da laranja) - mudou na virada do ano e foi detalhado hoje. Para equipamentos importados, o ICMS, que era recolhido antes de o produto ser liberado da alfândega, passará a ser recolhido após a entrada na revenda.

"O modelo anterior era prejudicial ao fluxo de caixa das empresas", disse o secretário de Fazenda do Estado, Henrique Meirelles.

Para equipamentos fabricados em São Paulo, o crédito do ICMS, que era recebido ao longo de 48 meses, passa a ser integral e imediato.

O governador do Estado, João Doria (PSDB), destacou a importância do agronegócio para São Paulo e disse que o estado pretende industrializar ainda mais o setor.

"O agronegócio de São Paulo representa 22% do total do agro brasileiro e já vem apresentando crescimento. Em 2019, o desempenho foi positivo", disse. "E o estado já é líder mundial nos setores de açúcar, etanol, álcool e laranja/suco".

O secretário de Agricultura, Gustavo Junqueira, disse que a demanda por essa mudança é antiga, "principalmente pelo setor de laticínios, que vem fazendo esse pedido desde 2015".

Ele afirmou que o setor agroindustrial precisa de mais competitividade, até porque, em breve, os produtos brasileiros entrarão no mercado europeu, já que Mercosul e União Europeia firmaram acordo comercial.

"Em cinco anos, devemos ter laticínios na Europa, então precisaremos de equipamentos mais modernos", disse.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.

Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas