Vendas do varejo estão 3,7% abaixo do pico visto em outubro de 2014, diz IBGE
Essa é a menor distância para o pico de vendas desde que começou a recuperação pós-crise, lembrou Isabella Nunes, gerente da pesquisa no IBGE.
"É o melhor patamar desde dezembro de 2016, que foi o vale (ponto mais baixo das vendas do varejo)", apontou Isabella Nunes.
No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o volume vendido em outubro estava 7,5% aquém do patamar recorde alcançado em agosto de 2012.
Ramos
Sete entre as oito atividades do comércio varejista brasileiro tiveram avanço nas vendas em novembro de 2019 em relação a novembro de 2018, segundo o IBGE.
Na média global, o comércio varejista mostrou aumento de 2,9%. O destaque foi o crescimento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,4%), seguido por Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (9,5%) e Móveis e eletrodomésticos (4,8%).
Os demais aumentos ocorreram em Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,4%), Combustíveis e lubrificantes (0,7%), Tecidos, vestuário e calçados (1,5%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (8,0%).
A única queda foi a da atividade de Livros, jornais, revistas e papelaria (-14,7%), prejudicada pelo fechamento de lojas.
Considerando o comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o volume de vendas subiu 3,8% em novembro de 2019 ante novembro de 2018. Os Veículos, motos, partes e peças cresceram 6,7%, enquanto Material de construção avançou 4,4%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.