IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Análise de órgão dos EUA aponta que avião da Embraer apresentava fios danificados

Reuters
Imagem: Reuters

Cristian Favaro

São Paulo

30/01/2020 13h19Atualizada em 30/01/2020 14h52

O relatório do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB, na sigla em inglês) apontou que a aeronave Embraer EMB-175, que apresentou problema em novembro de 2019 e exigiu esforço da tripulação para retomar o controle, estava em "condições inadequadas para uma parte do voo".

Segundo o relatório, a análise posterior do avião mostrou um desgaste por atrito de fios na área em que a coluna de controle do piloto percorre o piso da cabine de comando. "Os procedimentos de manutenção no manual de aeronaves EMB-175 para ajustar o parafuso de parada mecânica atualmente não chamam atenção específica para essa questão crítica."

Ainda conforme relatório, inspeções em alguns aviões EMB170/175 encontraram danos semelhantes em localidades próximas ao parafuso de parada mecânica dianteiro. "Depois que os fios danificados foram encontrados no avião, a companhia Republic inspecionou voluntariamente o restante de sua frota e encontrou nove aviões com fios danificados."

Outro lado

A Embraer apontou, em nota, que o relatório preliminar publicado trazia recomendações de segurança que estão em linha com o que a Embraer já havia divulgado para seus clientes em dezembro de 2019.

"Estas recomendações envolvem tornar obrigatória uma modificação no manche para evitar uma montagem invertida da chave de comando, modificação esta que já está incorporada na linha de produção e disponível para incorporação na frota desde 2015, assim como uma inspeção nas cablagens da base da coluna do manche quanto a possível atrito ou danos", diz a empresa.

Desta forma, o problema teria sido um erro de manutenção.

Ainda conforme nota da Embraer, o "NTSB recomendou aos operadores analisar o procedimento operacional relativo à respectiva falha para implementação de possíveis melhorias".

A empresa diz ainda que está participando das investigações.