IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA apresentam novas acusações contra Huawei, por roubo de informações

Nova York

13/02/2020 15h48

A Huawei Technologies e duas de suas subsidiárias nos Estados Unidos foram acusadas de extorsão e conspiração para roubar segredos comerciais, em uma nova acusação federal apresentada nesta quinta-feira. As acusações adicionais ocorrem em um caso criminal que a empresa já enfrenta em um tribunal federal no Brooklyn.

A acusação inicial era de fraude financeira e foi revelada em janeiro do ano passado. Promotores federais no Brooklyn dizem que as novas acusações são relacionadas a um esforço da Huawei e suas subsidiárias, tanto nos EUA como na China, de roubar propriedade intelectual, inclusive de seis companhias de tecnologia americanas. Os promotores dizem que os esforços da Huawei foram bem-sucedidos e resultaram na obtenção de propriedade intelectual sobre robótica, tecnologia de antenas de celular e de códigos-fonte para roteadores de internet.

A acusação faz ainda novas alegações sobre o envolvimento da Huawei em países sujeito a sanções, como Irã e Coreia do Norte.

"Esta nova acusação constitui parte do objetivo do Departamento de Justiça dos EUA de provocar danos na reputação e nos negócios da Huawei por razões competitivas em vez de legais. As novas acusações carecem de fundamento e estão baseadas principalmente em disputas cíveis recicladas dos últimos 20 anos que já foram resolvidas, litigadas e, em alguns casos, recusadas por juízes e júris federais", dissa a Huawei em nota.