IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA/Mnuchin: lei aprovada na Câmara é a segunda parte de "múltiplos estímulos"

Dow Jones Newswires

Washington

15/03/2020 12h24

O secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, disse neste domingo que a lei aprovada pela Câmara dos Representantes no sábado é apenas a segunda parte de "múltiplos esforços legislativos" para proteger a economia americana do avanço do coronavírus.

"Focamos no fato de que precisamos disponibilizar dinheiro às pessoas rapidamente. Não queremos que elas tenham que lidar com a grande burocracia", disse ele à Fox News.

Oficiais do governo estão trabalhando com o Senado americano na próxima fase, que, de acordo com o secretário, vai focar em ajudar a indústria de turismo, incluindo empresas aéreas, hotéis e operadoras de cruzeiros, que foram particularmente atingidos pelo avanço da doença.

Mnuchin afirmou que o pacote não é um "resgate" como o que foi feito a bancos e montadoras de automóveis durante a crise financeira de 2008. "Se você dá liquidez a bons negócios que precisam apenas de liquidez por três a seis meses, com garantias e segurança, isso não é um resgate", disse. "Nosso foco será nos estímulos para os trabalhadores e em dar dinheiro aos trabalhadores impactados."

O presidente americano, Donald Trump, pediu por uma desoneração na folha de pagamento, embora tanto republicanos quanto democratas tenham demonstrado ceticismo com a ideia, e Mnuchin tenha recomendado, em uma reunião com o presidente, que o projeto não fosse levado à frente.

"Se houver outras maneiras de trabalhar com o Congresso para dar dinheiro às pessoas, o presidente vai considerá-las", disse o secretário.