IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Conab: País tem plenas condições de garantir o abastecimento da população

Tânia Rabello

06/04/2020 15h54

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) garantiu nesta segunda-feira, 6, em nota, que o País tem condições de abastecer sua população com alimentos, diante da pandemia de coronavírus. A estatal cita que a safra de grãos (soja, milho, trigo, arroz e feijão) supera em mais de 100 milhões de toneladas o volume interno consumido de grãos no ano passado.

Em relação aos estoques, a reserva brasileira de grãos é garantida pela rede de armazenagem privada e pela logística interna e externa. "Quem olha o volume dos estoques públicos está vendo uma parte muito pequena do que o País produz e do que o governo faz de ações para garantia do preço mínimo pelos instrumentos de política agrícola e da logística de abastecimento por meio dos programas sociais", explica o presidente da Conab, Guilherme Bastos.

Segundo Bastos, a Conab possui dentro da sua rede de armazenagem 59 estruturas utilizadas como base para a montagem e distribuição de cestas. Para um programa mais extenso, poderá ser montado um esquema de