IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Preço baixo de commodities faz Shell adiar projeto de US$ 1 bi no Mar do Norte

Londres

21/04/2020 17h35

A Royal Dutch Shell anunciou nesta terça, 21, o adiamento do projeto de exploração de gás natural de Jackdaw, no Mar do Norte, por causa dos preços baixos das commodities energéticas. A empresa pretendia gastar US$ 1 bilhão para viabilizar a operação.

Este é o segundo projeto que a Shell adia na região, desde a queda livre dos preços do petróleo, em março, por causa da crise do coronavírus.

À medida que a doença se espalhou em fevereiro e março, as principais empresas de petróleo cortaram rapidamente seus orçamentos na ordem de 20% a 30%, restringindo os planos para projetos futuros. Segundo a consultoria Wood Mackenzie, a Shell e a ExxonMobil foram as empresas que mais adiamento fizeram, em diversas partes do planeta.

No início deste mês, a Shell adiou o projeto Crux, de gás, na Austrália. A empresa também retirou-se de um projeto de gás natural liquefeito dos EUA - Lake Charles, na Louisiana - para economizar dinheiro, dizendo que o momento não era adequado para o investimento. Seu parceiro no projeto, o Energy Transfer LP, disse que assumiria o controle.

Em Moçambique, a ExxonMobil postergou o projeto Rovuma até ao menos o próximo ano. (Dow Jones Newswires)