Pandemia está em 80% das notícias monitoradas no Indicador de Incerteza, diz FGV
"Estamos vendo que o protagonista é a pandemia, que tem impactos na economia e funcionamento das empresas", afirmou Anna Carolina Gouveia, economista do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV, citando estudos internos sobre o material coletado para compor o IIE-Br.
O IIE-Br é construído com dois componentes: o IIE-Br Mídia, que faz o mapeamento nos principais jornais da frequência de notícias com menção à incerteza; e o IIE-Br Expectativa, que é construído a partir das dispersões das previsões para a taxa de câmbio e para o IPCA.
Os estudos internos do Ibre/FGV mostram ainda que a crise política segue no radar das notícias usadas no IIE-Br Mídia. O radical "presid-" aparece em 50% das notícias classificadas no componente de Mídia, disse a pesquisadora do Ibre/FGV.
Já no componente de Expectativa, é possível ver uma grande dificuldade, entre analistas financeiros e de mercado, para prever variáveis econômicas, completou Gouveia.
Mais cedo, a FGV informou que esse componente subiu 62,3 pontos, para 225,8 pontos, segundo maior nível da série - ficando atrás apenas de outubro de 2002, quando chegou a 257,5 pontos, em meio à campanha eleitoral que culminou com a eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.