PUBLICIDADE
IPCA
0,26 Jun.2020
Topo

Governo diz que não existe fila na solicitação do seguro-desemprego

Maior parte dos pedidos do seguro-desemprego ainda é feita presencialmente                              - Agência Brasil
Maior parte dos pedidos do seguro-desemprego ainda é feita presencialmente Imagem: Agência Brasil

Lorenna Rodrigues e Amanda Pupo

Brasília

27/05/2020 13h53

O secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo, disse que não existe fila de pedidos do seguro-desemprego e que os processamentos estão sendo feitos em até 48 horas. O Ministério da Economia estima que 250 mil pessoas que têm o direito de pedir o benefício ainda não o fizeram.

"Não existe um represamento de solicitações, é que muitas vezes as pessoas ainda não fizeram o pedido por não terem conhecimento ou por estarem no prazo de solicitação quatro meses após a demissão", afirmou Dalcomo.

Questionado se o governo abrirá crédito extraordinário para bancar o aumento nos pedidos de seguro desemprego, Dalcolmo lembrou que o benefício é pago com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que já é deficitário. "Isso acaba batendo no Tesouro Nacional", completou.

Empresários

O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, disse que as solicitações do benefício emergencial estão longe de chegar ao limite. "Os empresários aguardam a conversão em lei", afirmou.

Economia