BR Distribuidora: volume de venda de diesel está sendo retomado
"Tivemos impacto forte em março, mas já vemos volumes de diesel voltar para níveis pré-crise, o que de certa forma dá otimismo, lembrando que o diesel é um antecedente do PIB e o retorno do consumo é importante, é uma indicação de que a economia começa a se reativar", disse Grisolia.
O CEO da BR informou que os volumes de venda no Ciclo Otto (gasolina e etanol) sofreram na última semana de março uma redução de 55% em relação à média diária acumulada desde o início do trimestre, enquanto os volumes de diesel sofreram redução de 25% e os do segmento de aviação, redução de 60% na mesma comparação. Como consequência, os volumes médios totais do trimestre apresentaram queda de 7,4% em relação ao quarto trimestre de 2019, sendo 14,9% de redução no Ciclo Otto, 6,5% no diesel e 8,2% na aviação, segundo informou a empresa.
De acordo com a BR, os volumes médios diários de diesel em abril foram cerca de 5% inferiores à média do primeiro trimestre de 2020 excluída a última semana de março. No Ciclo Otto, os volumes de abril foram cerca de 28% inferiores na mesma comparação. Por outro lado, o segmento de aviação permaneceu com atividade reduzida, tendo a queda média em abril chegado a 85% na comparação com os níveis pré-crise.
Em maio, os movimentos de gradual recuperação de demanda continuaram a acontecer tanto para o diesel quanto para o Ciclo Otto, enquanto a aviação permaneceu no mesmo patamar de abril. O volume médio diário de diesel vendido em maio foi cerca de 3% superior ao período pré-crise (novamente tomando como referência o acumulado do trimestre excluído o período a partir de 21).
"Ainda percebemos uma queda em relação ao pré-crise no ciclo Otto. Aviação, que chegou a ter queda de 85% está começando a ter também algum sinal de recuperação nos últimos registros", disse Grisolia há pouco.
Na teleconferência, o executivo disse ainda que não declarou força maior nos contratos com os fornecedores e que a BR tem estrutura financeira para garantir a sua solidez até que a crise passe. Ele afirmou que o relacionamento com as revendas foi pontual e discutido caso a caso, com cada um que teve problema financeiro, e que apesar da crise a empresa, que foi privatizada no ano passado, está dando continuidade a mudança na imagem na rede de postos, como novo layout.
Sobre a concorrência, Grisolia disse que os postos de bandeira branca, que não "carregam" muitos impostos e têm uma estrutura menor, ficam mais competitivos e com melhores preços durante uma crise como esta. Mas afirmou que é de se esperar recuperação de demanda e normalização nas finanças dos postos credenciados mais para a frente.
Ele disse ainda que há muita preocupação com o movimento dos preços de refinaria da Petrobras. "Tentamos o máximo possível ter agilidade de passagem desse custo de refinaria. Tivemos uma velocidade um pouco mais rápida que os nossos concorrentes. Isso foi importante para o capital financeiro da própria revenda. Agora, tem que acompanhar o que o mercado está fazendo para garantir que o nosso revendedor consiga competir na bomba. É uma dinâmica natural de mercado", afirmou.
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