IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

G-20 diz continuar comprometido com investimentos em resposta à pandemia

Gabriel Bueno da Costa

São Paulo

17/09/2020 12h40

O G-20 afirma em comunicado que continua comprometido com investimentos, a fim de garantir uma resposta efetiva à pandemia da covid-19. "Nós reconhecemos o impacto positivo do investimento no fortalecimento do sistema de saúde sobre a resiliência econômica e o crescimento, tanto para superar a crise atual e no longo prazo", diz o grupo, após reunião conjunta dos ministros de Finanças e Saúde dos países integrantes.

A prioridade coletiva agora é superar a pandemia e aliviar seus impactos de saúde, sociais e econômicos, diz o texto. O G-20 reafirma seu compromisso para apoiar as vidas, os empregos e a renda das pessoas, além da recuperação econômica global, enquanto adota salvaguardas diante dos riscos de baixa.

O G-20 diz também que segue comprometido com o investimento em uma resposta eficaz à pandemia, a fim de controlar a disseminação da covid-19 e evitar mais transmissões. Enfatiza ainda que a resposta à crise precisa ser global, com medidas coletivas para acelerar a pesquisa, o desenvolvimento, a fabricação e a distribuição de diagnósticos, terapias e eventuais vacinas contra a covid-19.

A nota pede que organizações internacionais, sobretudo o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), continuem a integrar os dados disponíveis na pandemia e a elaborar diferentes cenários sobre o impacto econômico da crise de saúde adiante.

Além disso, o comunicado destaca o "impacto econômico e social desproporcional" da crise sobre as mulheres, os jovens e os segmentos mais vulneráveis da sociedade.