BCE diz monitorar impacto do câmbio sobre inflação, preços devem aumentar
"Continuaremos monitorando a evolução da taxa de câmbio no que diz respeito às suas possíveis implicações para as perspectivas de inflação no médio prazo", disse Lagarde durante seu discurso.
Políticas fiscais
A presidente do BCE também caracterizou como "mistos" os sinais da economia da zona do euro e defendeu a importância "crítica" de se manter uma política fiscal direcionada e temporária. "É necessário seguir acomodatício tanto do ponto de vista fiscal quanto monetário", argumentou.
Do lado positivo, a dirigente citou o rápido desenvolvimento de vacinas para a covid-19 e o acordo comercial pós-Brexit entre Reino Unido e União Europeia.
Do negativo, destacou as variantes do coronavírus e os atrasos no processo de vacinação, além da intensificação da pandemia. "Consideramos projeções econômicas de dezembro como ainda válidas", disse, acrescentando que os riscos apontam para negativo, embora de forma menos pronunciada.
Lagarde exortou os Estados membros da UE a acelerarem a ratificação do fundo de recuperação de 750 bilhões de euros, que, para ela, é essencial para assegurar a retomada. "amplos estímulos seguem necessários para apoiar todas as áreas da economia", ressaltou.
A banqueira central explicou ainda que o nível de empréstimos para empresas está "moderado", enquanto o crédito para famílias é "resiliente". Ela acrescentou que as incertezas estão desestimulando investimentos corporativos e que espera que, com o fim da pandemia, o aumento da demanda impulsionará a inflação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.