PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Lira diz que autonomia do BC significa blindagem a ingerências políticas

Camila Turtelli e Fabrício de Castro

Brasília

10/02/2021 19h36

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), comemorou nas redes sociais a aprovação do primeiro projeto durante a sua gestão. Nesta quarta-feira, 10, o plenário da Casa aprovou por 339 votos a favor e 114 votos contrários o texto-base do projeto de autonomia do Banco Central.

Bandeira histórica do BC, a proposta estabelece mandatos fixos e não coincidentes para os dirigentes da instituição. Além disso, determina que o BC tenha como objetivos, além do controle da inflação e a estabilidade do sistema financeiro, a suavização dos ciclos de atividade e o pleno emprego.

"A aprovação da independência do Banco Central representa justamente a blindagem da instituição de quaisquer ingerências políticas, uma conquista histórica do País, longamente acalentada e finalmente alcançada agora", escreveu Lira no Twitter. "É fruto de uma postura republicana de desprendimento do Executivo e de engajamento do Legislativo, emitindo um sinal claro para o mundo de que o Brasil está avançando em sua governança e previsibilidade", acrescentou.

O projeto foi apresentado pelo governo de Jair Bolsonaro como uma das suas prioridades ao Congresso Nacional.

"O trabalho conjunto em torno de pautas centradas nos mais elevados interesses nacionais é a melhor resposta que as instituições podem dar para que o País supere suas dificuldades e recupere sua prosperidade para o nosso povo", disse Lira na internet.