PUBLICIDADE
IPCA
+0,25 Jan.2021
Topo

Psaki: pedidos de auxílio-desemprego apontam necessidade de pacote fiscal

Matheus Andrade

18/02/2021 16h10

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou que os dados de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos publicados nesta quinta-feira, 18, referentes à semana passada, reforçam a necessidade de aprovação de um pacote de resgate no país. Na coletiva de imprensa diária, quando questionada sobre o temor de disparada da inflação com uma possível aprovação do projeto, de US$ 1,9 trilhão, Psaki disse que estudos sugerem que o país deve buscar uma recuperação econômica, e que o pacote ajuda nisso.

Sobre reabertura de escolas, a porta-voz reforçou que o tema não é "político", e que o governo está trabalhando junto ao Congresso para que haja fundos para que os espaços possam se adaptar aos protocolos de segurança contra a propagação da covid-19.

Perguntada sobre possíveis pontos de um pacote de infraestrutura para a recuperação econômica, como uma soma de US$ 3 trilhões que vem sendo cogitada e a ajuda aos estados do Sul que estão enfrentando desastres climáticos, Psaki afirmou que o foco da administração no momento "é o pacote de alívio".

Durante a coletiva, foi apontado que o número de pessoas sem energia no Texas está diminuindo, mas ainda há muitas em tal situação, e que a administração federal deu auxílio ao Estado. Além disso, a visão é de que as mudanças climáticas são reais, e que o governo do presidente Joe Biden irá reforçar infraestrutura, visando prevenção de desastres. A porta-voz disse que o impacto das tempestades na vacinação contra a covid-19 "está sendo avaliado", e que espera contornar a questão.