IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fed anuncia que deixará expirar regra que aliviava limite de reserva de bancos

Medida foi implementada com objetivo de fornecer alívio ao setor em meio à pandemia e irá expirar no dia 31 de março - Marcos Brindicci
Medida foi implementada com objetivo de fornecer alívio ao setor em meio à pandemia e irá expirar no dia 31 de março Imagem: Marcos Brindicci

André Marinho

São Paulo

19/03/2021 10h40Atualizada em 19/03/2021 10h56

O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) anunciou nesta sexta-feira que não irá estender a regra temporária que permitia a exclusão dos títulos do Tesouro americano e dos depósitos no próprio Fed do cálculo para a taxa de alavancagem suplementar (SLR, na sigla em inglês) de grandes bancos.

A medida, implementada no ano passado com objetivo de fornecer alívio ao setor em meio à pandemia, irá expirar no dia 31 de março.

A SLR funciona como uma norma que estabelece um limite mínimo de reservas de capital que as instituições financeiras devem manter em seu balanço.

Segundo o Fed, devido ao recente aumento das reservas do BC americano e da emissão de Treasuries, será necessário encerrar a suspensão temporária, para evitar o desenvolvimento de tensões no mercado.

A autoridade monetária acrescentou que irá abrir um consulta pública, em breve, com intuito de discutir reformas permanentes na SLR.

UOL Economia+ fará evento para quem quer investir

Entre 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito. O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro. O evento é gratuito para todos os leitores UOL. Garanta o seu lugar no evento aqui.

Ao clicar em “Enviar”, você concorda com a Política de Privacidade do Grupo UOL e aceita receber e-mails de produtos e serviços do Grupo UOL e demais empresas integrantes de seu grupo econômico. O Grupo UOL utiliza as informações fornecidas para entrar em contato ofertando produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.