Sachsida sobre reforma tributária: 'melhor avançar aos poucos na direção correta'
Em debate no programa Economia em Foco, da Jovem Pan, Sachsida disse que unificar PIS e Cofins, como busca o governo por meio da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), "não é pouco" e já representa uma "dificuldade enorme", dada a pressão de setores contra a unificação dos tributos em "uma alíquota, duas alíquotas".
"A cada dez anos tentamos reforma tributária ampla, e a cada dez anos fracassamos. Vamos então tentar ir aos poucos", defendeu o secretário. "O ótimo é inimigo do bom."
Sachsida disse ainda que recuperar de uma crise tão aguda "não é trivial" e que, no Brasil, historicamente essa retomada leva tempo. No entanto, o secretário demonstrou otimismo com o desempenho atual da atividade. "É a recuperação mais rápida da história brasileira, porque mantivemos foco muito claro em consolidação fiscal e reformas", afirmou.
O secretário disse que os investimentos estão se recuperando, muito puxados pelo setor privado na esteira da aprovação de novos marcos legais, e destacou que novas mudanças estão por vir no mercado de capitais, nas garantias e no mercado de crédito.
Privatização
Sachsida também voltou a defender a privatização da Eletrobras, embora o modelo final proposto pelo Congresso Nacional tenha sido alvo de críticas. "A privatização da Telebras foi a dos sonhos? Claro que não foi, mas gerou muitos resultados positivos", disse Sachsida. "Há críticas (ao modelo de privatização da Eletrobras), mas temos que avançar em consensos", afirmou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.