PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Aneel homologa resultado parcial de leilão de energia para sistemas isolados

Marlla Sabino

Brasília

13/07/2021 10h57

A Agência Nacional de Energia Elétrica homologou o resultado parcial do leilão voltado para suprimento de sistemas isolados. O certame contratou suprimento de energia para atender localidades no Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Ao todo, os empreendimentos vão demandar R$ 355 milhões em investimentos.

O certame foi realizado em 30 de abril de forma virtual pela agência reguladora e pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Os contratos firmados preveem fortalecimento de eletricidade nas regiões a partir de 1º de abril de 2023, com período de suprimento que varia de 28 a 180 meses, dependendo da localidade que será atendida.

O voto da diretora Elisa Bastos seguiu recomendação da área técnica da agência reguladora, que indicou que as empresas apresentaram a documentação de habilitação prevista no edital.

Entretanto, a Aggreko Energia Locação de Geradores interpôs recurso relacionado à proposta da Usina Xavantes S.A, empresa vencedora do lote II do leilão, destinado a atender o Estado do Amazonas. O pedido foi encaminhado para decisão da diretoria, mas está pendente de julgamento, o que impede a homologação do resultado do lote.