IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Impacto das mudanças climáticas sobre sistema financeiro é incerto, diz presidente do BoJ

Haruhiko Kuroda diz que impacto das mudanças climáticas sobre o sistema financeiro pode mudar "significativamente" com o tempo - KIM KYUNG-HOON
Haruhiko Kuroda diz que impacto das mudanças climáticas sobre o sistema financeiro pode mudar "significativamente" com o tempo Imagem: KIM KYUNG-HOON

Iander Porcella

São Paulo

27/07/2021 07h14

O presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Haruhiko Kuroda, afirmou hoje que o impacto das mudanças climáticas sobre o sistema financeiro, a atividade econômica e os preços ainda é "altamente incerto" e pode mudar "significativamente" com o tempo.

Durante um discurso em evento do Clube Nacional da Imprensa do Japão, contudo, ele disse que esperar até que diretrizes específicas sobre o assunto sejam fixadas só atrasará a resposta dos países à questão "urgente" da mudança do clima.

Na reunião de política monetária deste mês, o BoJ lançou uma linha de crédito voltada a iniciativas sustentáveis sem incidência de juros. Por meio do instrumento, a autoridade monetária japonesa vai liberar empréstimos aos bancos comerciais para que eles, por sua vez, ajudem empresas a financiar projetos para mitigar as mudanças climáticas.

"Ao abordar a mudança climática, será importante adotar uma abordagem de aprender fazendo: implementar as medidas cruciais primeiro e, em seguida, fazer ajustes quando necessário", disse Kuroda hoje.

Segundo o dirigente, o BoJ vai acompanhar "apropriadamente" a evolução das questões relacionadas ao clima, manterá diálogos com as partes interessadas nacional e internacionalmente e vai fazer revisões constantes de suas medidas.