Funchal: Reafirmamos compromisso com responsabilidade fiscal e controle de contas
"Reafirmamos nosso total compromisso com responsabilidade fiscal e controle de contas", disse Funchal em webinar promovido pelo Jota.
Ele reconheceu que, nas últimas semanas, o governo assistiu a "um dos piores momentos em termos de turbulência" devido às incertezas do mercado em relação à proposta de parcelamento das dívidas judiciais, os chamados precatórios. Diante disso, ele buscou tranquilizar os agentes em relação ao compromisso do governo. "Um pilar fundamental para crescimento é reorganização de contas", disse o secretário, citando um teto como base para reduzir custos da economia. Outro pilar, segundo ele, é a busca pelo aumento da produtividade.
"A situação atual é evidência relevante de como ancoragem de expectativas é importante", disse Funchal. Segundo ele, medidas relevantes de ajuste precisam continuar em andamento.
Ao reafirmar os compromissos do governo com a sustentabilidade do teto, Funchal disse ainda que ele sempre foi feito, tem que continuar e precisa "ser percebido pelos atores". Um dos problemas nos últimos dias, segundo ele, foi essa falta de percepção em relação ao compromisso com o teto.
"Quando coloca em dúvida essa regra (teto), olha o que acontece com percepção de risco", disse. "De que adianta fazer política pública que não está alinhada com responsabilidade fiscal?", questionou. Ele destacou que, desde 2016, quando o teto foi criado, coisas positivas têm sido observadas em decorrência do fortalecimento fiscal, como a queda dos juros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.