Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Reforma do IR não será votada na Câmara nesta semana, diz Arthur Lira

16.jun.2021 - O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL) - Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
16.jun.2021 - O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL) Imagem: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Camila Turtelli

Brasília

24/08/2021 11h22Atualizada em 24/08/2021 11h53

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a Reforma do Imposto de Renda não vai ao plenário da Casa nesta semana, como era esperado.

"Vamos mudar a estratégia, o governo vai entrar, ficou ratificado que uma convergência é necessária", disse Lira para investidores em evento promovido hoje pela XP Investimentos.

Ele afirmou que está também conversando com quem tem interesse em aprovar dividendos no Brasil e que também vai fazer mais uma rodada de conversa com líderes da Câmara.

"Se houver convergência suficiente para votar o texto, votaremos", disse. "Não iremos especular nenhuma possibilidade esta semana, vamos conversar com tempo suficiente", acrescentou.

A votação do parecer foi adiada por três vezes, mas a matéria conta com o patrocínio de Lira, que defende o texto.

O presidente da Câmara disse ainda que trabalha para "desmistificar versões" sobre a reforma. Segundo ele, interesses que apareceram no plenário surgiram de forma transvestida e, na verdade, representavam outros interesses.

Lira disse ainda que o texto é sensível, difícil, mas não impossível de ser aprovado.

Aos investidores, ele também fez uma defesa enfática sobre o teto de gastos e disse que não haverá rompimento da responsabilidade fiscal. "Não vamos praticar irresponsabilidade fiscal", disse. "Congresso não deu uma vírgula de possibilidade de que nós fôssemos romper o teto de gastos."