Comef mantém ACCPBrasil em 0%, diz Banco Central
"O Comitê considera que o sistema financeiro está preparado para enfrentar os riscos. A carteira de crédito segue com bom desempenho, as provisões para perdas de crédito estão adequadas e os bancos seguem líquidos e bem capitalizados", diz o comunicado do BC.
O Comef verificou ainda, segundo o comunicado, que o crédito tem crescido de forma disseminada nas diversas modalidades. "Diante da expectativa de continuidade para a recuperação da economia, embora a um ritmo mais moderado, é importante que os bancos sigam preservando a qualidade das concessões. As informações disponíveis indicam que os preços dos ativos se comportam em linha com a evolução da atividade econômica."
O BC destaca ainda no documento que os bancos mantêm voluntariamente capital e liquidez em níveis superiores aos requerimentos prudenciais. "A suficiência do capital e liquidez é atestada por análises e testes de estresse."
O Comitê recomenda que as instituições financeiras persistam com a política de gestão de capital prudente em razão das incertezas remanescentes.
O Comef considera ainda apropriado manter o ACCPBrasil em 0% nas próximas reuniões, considerando as condições atuais, os preços dos ativos e as expectativas quanto ao comportamento do mercado de crédito. O comitê volta a se reunir em 18 de novembro de 2021.
O ACCPBrasil é uma parcela do capital a ser acumulada na expansão do ciclo de crédito e consumida em sua contração. O instrumento trata o risco sistêmico cíclico do crédito e dos preços dos ativos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.