IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Incidente em mina foi provocado por pá escavadeira que se desprendeu, diz Vale

Vale trabalha no resgate de funcionários presos em mina no Canadá - REUTERS/Ricardo Moraes
Vale trabalha no resgate de funcionários presos em mina no Canadá Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes

Luísa Laval

São Paulo

27/09/2021 18h21Atualizada em 27/09/2021 21h26

A Vale emitiu um novo comunicado ao mercado com detalhes sobre o incidente que deixou 39 funcionários presos no subsolo da Mina Totten em Sudbury, Ontário (Canadá). "Na tarde de domingo, na mina de Totten, uma pá escavadeira que estava sendo transportada no acesso à mina subterrânea se desprendeu, bloqueando o shaft (aberturas para a passagem de tubulações) e, com isso, indisponibilizando o meio de transporte dos empregados", aponta a companhia.

Segundo a mineradora, os empregados estavam na mina no momento do incidente e imediatamente dirigiram-se às estações de refúgio como parte do procedimento padrão.

A empresa diz manter frequente comunicação com eles desde o ocorrido, e que não há relato de ferimentos, além de terem acesso a água e comida.

"A equipe de resgate alcançou os mineradores e iniciou a movimentação via acesso de escadas secundário. Resgatar os empregados de forma segura e rápida é nossa prioridade número um", conclui a Vale.

Nos primeiros seis meses de 2021, a mina de Totten produziu 3,6 mil toneladas de níquel. A produção na mina está temporariamente suspensa e a companhia diz avaliar as medidas necessárias para a retomada da produção.