PUBLICIDADE
IPCA
1,25 Out.2021
Topo

Alta em preços de energia é preocupação real, diz presidente da Comissão Europeia

Gabriel Bueno da Costa

São Paulo

22/10/2021 12h07

Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen ressaltou nesta sexta-feira que a elevação recente nos preços de energia "é uma preocupação real" para empresas e pessoas na União Europeia. Durante entrevista coletiva, ela mencionou esforços do bloco para responder ao quadro.

No curto prazo, haverá apoio a pessoas e a empresas mais vulneráveis a esse avanço do preço da energia - não houve detalhamento sobre como será esse auxílio. No mais longo prazo, a UE pretende reforçar medidas para melhorar o setor de energia.

Von der Leyen citou a intenção de estabelecer uma reserva estratégica de gás conjunta. Além disso, o bloco avaliará fazer licitações conjuntas no setor, para conter preços e garantir a oferta.

A UE também intensificará contatos com fornecedores e pretende acelerar interconexões de distribuição de energia, informou. Mais adiante, Von der Leyen afirmou que a UE pretende continuar a avançar em energias renováveis.

O encontro de líderes da UE realizado nesta semana resultou em um comunicado que também fala sobre imigração.

Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel afirmou que o bloco pretende "reforçar instrumentos para controlar nossas fronteiras externas", combatendo a imigração ilegal, mas não foram detalhadas medidas nessa frente.

Michel também informou que em dezembro autoridades da UE voltarão a discutir o quadro no setor de energia.

PUBLICIDADE