Demanda por crédito do consumidor cresce 2,7% em dezembro e 6% em 2021

A demanda por crédito do consumidor avançou 2,7% em dezembro ante novembro, na comparação mensal dessazonalizada, segundo levantamento da Boa Vista. A leitura também apontou elevação de 6,2% na comparação interanual. Com isso, a demanda encerrou 2021 com aumento de 6,0% frente a 2020.
O segmento Financeiro apurou avanço de 2,7% entre dezembro e novembro, além de alta de 6,2% em relação ao mesmo período de 2020. No ano, o avanço foi de 18,1%. O Não Financeiro, por sua vez, registrou alta mensal de 3,3% e interanual de 1,6%. O segmento, porém, recuou 2,2% em 2021.
A demanda por crédito encerrou o ano 0,6% abaixo do nível pré-pandemia, em fevereiro de 2020. Patamar que deve ser superado nos próximos meses, de acordo com a Boa Vista, em nota. "O movimento do indicador em 2021 foi impulsionado pelos dois segmentos, em especial pelo Financeiro, que caminhou em linha com a concessão de recursos livres às famílias", pontua.
A empresa acrescenta que também houve recuperação do segmento Não Financeiro, com desaceleração evidente da queda, apesar de ter encerrado o ano em campo negativo. "É importante lembrar que essa recuperação se deu em meio a um cenário econômico ainda delicado, dado que no ano passado a renda do consumidor esbarrou numa inflação alta, no aperto monetário com o ciclo de alta na taxa básica de juros, a Selic, e num mercado de trabalho que vem apresentando números melhores de forma bem vagarosa."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.