PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

Dirigente do Fed prevê inflação de 3% nos EUA ao fim de 2022

São Paulo

31/01/2022 16h12

Presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Atlanta, Raphael Bostic prevê que a inflação nos Estados Unidos chegue a 3% ao fim de 2022. Para o primeiro semestre do ano, porém, o dirigente disse, em entrevista ao Yahoo Finance, não esperar que o indicador venha "muito mais baixo".

Bostic destacou a necessidade de se avaliar os dados nos próximos meses e que o Fed ainda não tem uma trajetória definida para a política monetária. "Há ainda muita incerteza sobre o que vai acontecer nos próximos meses", afirmou ele, que neste ano não tem direito a voto nas decisões de política monetária.

Em relação ao cenário de emprego nos EUA, Bostic avaliou que a retomada tem sido "muito boa" em comparação aos padrões históricos. Na próxima leitura do dado, porém, espera que haja um reflexo da situação da pandemia no país. "O impacto da Ômicron foi real e criou tensão para trabalhadores preencherem vagas."

Ele disse também que uma alta de 50 pontos-base nos juros básicos na próxima reunião monetária da instituição, em março, não é seu "cenário preferido".

O dirigente disse manter suas opções abertas e que é necessário avaliar os dados ao longo do ano.

"Na minha estimativa agora, serão três altas de juros básicos neste ano", disse Bostic. "Quando comecei a pensar em 2022, achei que seria só um aumento. Mas com o emprego melhor e inflação mais alta do que eu esperava, ajustei minhas expectativas para três altas neste ano e antecipei a previsão da primeira."