PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

AIE sugere plano para reduzir consumo de petróleo em 2,7 milhões bpd em 4 meses

São Paulo

18/03/2022 09h59

A Agência Internacional de Energia (AIE) sugere que os consumidores compartilhem veículos, dirijam de forma mais lenta e trabalhem em casa, segundo plano de dez itens divulgado nesta sexta-feira para reduzir o consumo de petróleo num momento em que a invasão da Ucrânia pela Rússia aprofunda preocupações sobre a oferta da commodity.

O plano do grupo que tem sede em Paris ressalta a importância de agir num momento em que a oferta foi comprometida por sanções impostas à Rússia, que é o maior exportador mundial de petróleo.

No dia 8 de março, os EUA suspenderam as importações de petróleo, gás natural e carvão da Rússia. Já a União Europeia (UE) pretende reduzir drasticamente sua dependência em relação a produtos de energia russos.

As recomendações do plano - que incluem a redução dos limites de velocidade, trabalhar a partir de casa, promover dias sem circulação de carros, tornar o transporte público mais barato e incentivar o compartilhamento de automóveis - poderão reduzir a demanda por petróleo em 2,7 milhões de barris por dia (bpd) em quatro meses, segundo estimativa da AIE.