BC do México eleva taxa básica de juros de 6,00% a 6,50% ao ano
A autoridade monetária destacou que houve aumento nas projeções inflacionárias, com base na maior pressão vinda dos gargalos na cadeia de suprimentos e dos preços de alimentos e energia.
Com o aumento nas expectativas, agora a inflação no México só deve chegar à meta de 3% ao ano em 2024, prevê o Banxico.
Segundo projeta o BC, a inflação ao consumidor subirá 6,4% no primeiro trimestre de 2022 e moderará para alta de 4,0% no último trimestre deste ano.
Para as projeções inflacionárias, porém, há diversos riscos de alta e baixa, ressaltou o Banxico. De alta, o BC cita eventual persistência da forte inflação implícita, pressões externas pelos setores agropecuário e energético por causa da guerra na Ucrânia e depreciação cambial.
Entre riscos de baixa, há a possível redução das tensões no Leste Europeu, efeito negativo maior que o esperado da lacuna negativa do PIB mexicano, preços de energia mais baixos que o previsto e apreciação cambial, destacou o Banxico.
"O equilíbrio dos riscos em relação à trajetória esperada para a inflação no horizonte de projeção se deteriorou e permanece tendenciosa para cima", completa a entidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso