PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

Jens Arnold: Tributação no Brasil é das mais complexas da OCDE e talvez do mundo

Brasília, 21

21/06/2022 17h59

O chefe-adjunto do departamento econômico da OCDE, Jens Arnold, afirmou que o sistema tributário do Brasil é um dos mais complexos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico e talvez do mundo. "É campeão em complicação fiscal", disse, ponderando que os esforços feitos de reformas estruturais nos últimos anos provocaram melhoras visíveis nos mercados.

Recentemente, a OCDE aprovou o roteiro para iniciar formalmente o processo de entrada do País na entidade. Além disso, ele, que já responsável por monitorar o Brasil na entidade, considerou que, apesar das medidas do governo federal para redução de impostos de importação, o País ainda é um dos mais fechados quando a questão é comércio exterior.

Em relação à agenda verde, Arnold considerou que o Brasil é um dos países com menor emissão de carbono entre os monitorados pela OCDE, mas tem crescido. Além disso, a emissão de gases de efeito estufa tem avançado, como efeito principalmente de desmatamento. Ele ainda destacou as fontes de energia verde no País, que, segundo ele, tendem a crescer.