IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

PIB dos EUA encolhe a ritmo anualizado de 1,6% no 1º tri, mostra leitura final

PIB dos Estados Unidos sofreu uma contração anualizada de 1,6% no primeiro trimestre deste ano, de acordo com a terceira e última leitura do indicador - Getty Images
PIB dos Estados Unidos sofreu uma contração anualizada de 1,6% no primeiro trimestre deste ano, de acordo com a terceira e última leitura do indicador Imagem: Getty Images

Sergio Caldas

São Paulo

29/06/2022 09h54Atualizada em 29/06/2022 10h23

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos sofreu uma contração anualizada de 1,6% no primeiro trimestre deste ano, de acordo com a terceira e última leitura do indicador, publicada pelo Departamento do Comércio nesta quarta-feira. O resultado ficou abaixo da estimativa anterior, divulgada há cerca de um mês, e da previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de queda de 1,5% em ambos os casos.

Os dados confirmam a forte desaceleração sofrida pelos EUA, cuja economia havia mostrado expansão anualizada de 6,9% no quarto trimestre de 2021.

O Departamento do Comércio informou também que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu à taxa anualizada de 7,1% no primeiro trimestre, um pouco maior do que a alta de 7% calculada um mês atrás.

Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, avançou 5,2% no mesmo intervalo, também acima da estimativa anterior, de 5,1%.