Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Após escândalo de assédio, Caixa muda estrutura de Corregedoria

Protesto contra Pedro Guimarães, agora ex-presidente da Caixa, sobre denúncias de assédio - Gabriela Biló - 29.jun.2022/Folhapress
Protesto contra Pedro Guimarães, agora ex-presidente da Caixa, sobre denúncias de assédio Imagem: Gabriela Biló - 29.jun.2022/Folhapress

Do UOL, em Brasília

19/07/2022 07h45Atualizada em 19/07/2022 11h12

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na esteira do escândalo de assédio que provocou mudanças estruturais na Caixa, o Conselho de Administração do banco decidiu dar maior autonomia e desvincular a Corregedoria da Presidência.

A medida foi aprovada em reunião nesta segunda-feira (18) e anunciada em um fato relevante. Segundo o comunicado, ela tem o objetivo de "reforçar a autonomia e isonomia da atuação da Corregedoria Caixa".

O fato relevante informa ainda a saída de Camila de Freitas Aichinger da vice-presidência da Rede de Varejo, e de Antonio Carlos Ferreira de Sousa da vice-presidência de Logística e Operações. Ambos seguirão na Caixa, mas em outros cargos não especificados pelo comunicado.

O afastamento de Antonio Carlos Ferreira de Sousa já havia sido anunciado pela presidente da Caixa, Daniella Marques, em 4 de julho, durante entrevista à GloboNews.

Em meio às denúncias de assédio moral e sexual que derrubaram o ex-presidente do banco, Pedro Guimarães, e mais cinco dirigentes, uma das suspeitas é que a Corregedoria não avançou com as apurações e que, diante da vinculação com a Presidência, servidores ficavam com receio de fazer as denúncias.

Outras mudanças

No comunicado, o banco informou ainda que também decidiu criar a vice-presidência de Gestão Corporativa (a partir da fusão das Vice-Presidências de Estratégia e Pessoas e Logística e Operações) e também a vice-presidência de Sustentabilidade e Empreendedorismo, essa última uma bandeira que vinha sido encampada pela atual presidente Daniella Marques, em sua gestão na secretaria do Ministério da Economia.

De acordo com o banco, o objetivo das mudanças na estrutura é "ampliar a integração da atuação em temas corporativos aderente às melhores práticas de mercado, proporcionando melhor comunicação interna, otimização, eficiência e fluidez na gestão de pessoas e processos".

Além disso, o banco afirma que pretende "fortalecer e ampliar a atuação da sustentabilidade em todas as suas dimensões, destacando o empreendedorismo como ferramenta de transformação social".