PUBLICIDADE
IPCA
-0,68 Jul.2022
Topo

Fed/Evans: alta de juros de 50 pb em setembro é razoável; 75 pb também seria 'ok'

São Paulo, 02

02/08/2022 14h19

Presidente do Federal Reserve (Fed) de Chicago, Charles Evans disse nesta terça-feira, 2, acreditar que "há tempo suficiente para entender que 50 pontos-básicos é uma avaliação razoável, mas 75 também pode ser 'ok'" para a elevação de juros básicos na próxima decisão monetária, em setembro. A afirmação foi feita durante sessão híbrida com repórteres nesta manhã.

Nas reuniões de novembro e dezembro, além do início de 2023, Evans espera que o banco central americano esteja apto a retornar às tradicionais altas de 25 pontos-base. Na trajetória delineada pelo dirigente, que não tem poder de voto nas decisões monetárias este ano, as taxas subiriam para uma faixa entre 3,25% e 3,5% até dezembro. "Se não virmos melhorias em pouco tempo, talvez tenhamos que repensar o caminho um pouco mais alto", disse.

Evans diz esperar que dois ou três aumentos de 25 pontos-base sejam apropriados no começo do próximo ano. Ele afirmou preferir que as taxas subam até uma "inclinação suave" para evitar uma situação em que o Fed as eleve mais rapidamente e depois tenha que cortá-las após alguns meses.

*Com informações da Dow Jones Newswires.