IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Laboratório do Real Digital vai ser iniciado em setembro, diz BC

Brasília

10/08/2022 17h31

O coordenador do projeto do Real Digital do Banco Central, Fabio Araujo, afirmou nesta quarta-feira que o laboratório do Real Digital vai ser iniciado em setembro, com previsão de duração de quatro meses. Ao final do processo, o BC espera ter produtos maduros e poder iniciar os testes com a sua CBDC (sigla em inglês para moeda digital do banco central), possivelmente com valores, grupos e regiões limitadas.

Originalmente, o laboratório do real digital estava previsto para começar no fim de março e acabar no final de julho, mas o BC decidiu suspender o cronograma devido à greve dos servidores, que começou dia 1º de abril e terminou dia 5 de julho.

Em participação no Lift Day em 22 de março, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, destacou que o laboratório do Lift Challenge, lançado em novembro do ano passado, envolve nove projetos focados em inovações relacionadas aos estudos do BC para o lançamento do Real Digital.

O presidente do BC citou ainda projetos focados em soluções de inclusão e de educação financeira por meio do Open Finance, além da proposição de novos modelos de crédito utilizando tecnologias como Machine Learning e Inteligência Artificial.

O Lift conta com projetos inovadores também em crédito rural, compra e venda de ativos utilizando a tecnologia DLT, e uso de Inteligência Artificial para prevenção a fraudes dentro do Pix.