IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bolsonaro: servidores públicos terão reajuste em 2023, mas não definimos porcentual

O presidente Jair Bolsonaro (PL) participa de evento do agronegócio em São Paulo - YURI MURAKAMI/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
O presidente Jair Bolsonaro (PL) participa de evento do agronegócio em São Paulo Imagem: YURI MURAKAMI/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Iander Porcella

Brasília

17/08/2022 21h17

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, disse nesta quarta-feira, 17, que o governo ainda não definiu qual será o porcentual do reajuste salarial a servidores públicos federais em 2023, mas que a medida está garantida.

"Quero dizer aos servidores públicos federais que terão reajuste no ano que vem. Não definimos o porcentual ainda. Bem como teremos reestruturação de carreiras", disse o candidato à reeleição, em evento com prefeitos no Hotel Royal Tulip, em Brasília.

Ao sancionar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano que vem, Bolsonaro vetou dar reajuste específico para policiais vinculadas ao Ministério da Justiça - Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Penal Federal -, bem como a reestruturação das carreiras da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

De acordo com a sugestão de veto do Ministério da Economia, a proposta original da do governo para a LDO de 2023 já previa a autorização para reajustes e reestruturações de carreiras para "toda a administração pública, o que, por óbvio, inclui os órgãos mencionados".

O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023 precisa ser enviado ao Congresso até o final deste mês. Como mostrou o Broadcast, contudo, o governo ainda não definiu que valor virá previsto no texto para o Auxílio Brasil em 2023, apesar do prazo curto para finalizar a peça orçamentária.