IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Morre José Luis Cutrale, presidente da gigante processadora de suco de laranja

José Luís Cutrale morreu em Londres, de causas naturais - Leticia Moreira/Folhapress
José Luís Cutrale morreu em Londres, de causas naturais Imagem: Leticia Moreira/Folhapress

Gabriela Brumatti

São Paulo, 17

17/08/2022 16h56

Morreu nesta quarta-feira, 17, o empresário José Luis Cutrale, aos 76 anos, em Londres, Inglaterra, de causas naturais, informou a família, em nota. Cutrale era ítalo-brasileiro, nascido em São Paulo, em 17 de setembro de 1946, e foi fundador e presidente da gigante processadora brasileira de suco de laranja que levava o nome da família.

O empresário começou a trabalhar desde jovem com o pai no Mercado Municipal da Cantareira, em São Paulo e, posteriormente, ingressou na atividade de plantio e cultivo de laranjas. Em 1967, os dois fundaram a Cutrale, empresa de atuação global no setor de suco de laranja.

Ao longo de sua carreira, empreendeu nos ramos de laranjas frescas, sucos de laranja, grãos, logística, bananas, saladas, condimentos, refrigerantes, snacks e no setores imobiliário, financeiro e de saúde.

Também em nota, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo lamentou o falecimento de Cutrale. Segundo o comunicado, o empresário fez da empresa que ajudou a fundar "referência no mercado mundial de suco de laranja".

A Associação Nacional de Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), igualmente, lamentou a morte do empresário. Segundo comunicado da associação, Cutrale "ajudou a construir o setor do suco de laranja e torná-lo uma referência internacional de competência e comprometimento".

"Seu legado certamente vai muito além de sua passagem entre nós e ainda vai reverberar por muitas décadas, seja na continuidade de seu trabalho por meio de seus filhos, seja nas lições que nos deixa", afirmou a CitrusBR.