Dirigente do Fed fala em meta para juros no ano de 3,75% a 4,00% nos EUA
Com direito a voto nas decisões de política monetária neste ano, Bullard falou de Jackson Hole, onde o BC dos EUA realiza a partir desta quinta seu tradicional simpósio anual, que costuma sinalizar as mais recentes diretrizes para a política monetária. Ele argumentou que, o se o Fed agir "logo e de modo agressivo", deve conter a inflação "relativamente logo". Mas também ponderou que existe o risco de que o BC tenha de manter os juros "mais elevados por mais tempo" com esse objetivo.
Bullard ressaltou a incerteza do quadro "volátil" atual, mas disse acreditar que provavelmente a inflação perdurará nos EUA mais do que muitos nos mercados esperam. Ele enfatizou que, na sua avaliação, os juros não estão elevados o suficiente, neste momento.
O presidente do Fed de St. Louis também se mostrou cauteloso quanto a eventuais de risco de recessão. Ele lembrou que há modelos para isso, mas considerou que eles muitas vezes falham, citando também o fato de que grandes recessões recentes do país não haviam sido previstas.
Bullard afirmou ainda que, diante do "choque gigante" da pandemia da covid-19, o Fed privilegiou fazer de tudo para proteger a economia.
Os dirigentes não sabiam qual seria o dano à economia, mas ela se mostrou mais resistente do que eles imaginavam. Agora é a hora de recuar, na política fiscal e na monetária. "Estamos fazendo essas duas coisas" nos EUA, resumiu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.