IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Caixa passa a oferecer financiamento do Casa Verde e Amarela de até 35 anos

25.mai.2020 - Agência da Caixa Econômica Federal em Osasco (SP)  - Mineto/Futura Press/Estadão Conteúdo
25.mai.2020 - Agência da Caixa Econômica Federal em Osasco (SP) Imagem: Mineto/Futura Press/Estadão Conteúdo

Matheus Piovesana

São Paulo

01/09/2022 14h28

A Caixa Econômica Federal (CEF) inicia nesta quinta-feira a oferta do financiamento imobiliário do programa Casa Verde e Amarela (CVA) do governo federal com prazo maior. Com a lei 14.438/22, o prazo máximo foi ampliado de 30 para 35 anos.

O Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) antecipou a ampliação do prazo pelo banco. A medida permitirá uma redução no valor das parcelas dos financiamentos, dado que o valor principal fica diluído ao longo de um período maior de amortização. Isso deve ajudar a estimular a compra de imóveis através do programa.

A Caixa calcula que para famílias com renda de até R$ 8.000 mensais, o novo prazo levará a uma queda de 5% a 7,5% no valor das prestações.

O banco público opera o CVA quase sozinho, respondendo por 99,9% da aplicação de recursos do programa. O orçamento estimado para este ano é de R$ 68 bilhões, segundo o banco público, que espera um estímulo ao setor com a medida.

Em julho, após aprovação do Conselho Curador do FGTS, a Caixa fez mudanças nas condições de contratação de financiamentos com recursos do Fundo, que incluíram a ampliação das faixas de renda permitidas.