FGV: Indicador Antecedente de Emprego sobe 1,6 ponto em dezembro, a 74,7 pontos
Apesar da melhora em dezembro, o IAEmp terminou o ano com saldo negativo de 7,1 pontos. Em dezembro de 2021, o IAEmp estava em 81,8 pontos.
"O IAEmp voltou a subir em dezembro, mas é preciso de cautela para interpretar esse resultado. A alta desse mês compensa apenas cerca de 15% do que foi perdido nos meses anteriores e o ano encerra com viés negativo com o resultado do último trimestre. O patamar baixo do indicador se mantém e parece refletir o cenário macroeconômico negativo e desafiador para o ano de 2023. Com a expectativa de uma desaceleração da economia, o mercado de trabalho tende a reagir de maneira negativa e dificilmente voltará, no curto prazo, à trajetória ascendente que teve em parte do ano de 2022", avaliou Rodolpho Tobler, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.
O IAEmp sugere expectativa de geração de vagas adiante, quanto maior o patamar, mais satisfatório o resultado. O indicador é formado por uma combinação de séries extraídas das Sondagens da Indústria, de Serviços e do Consumidor, todas apuradas pela FGV. O objetivo é antecipar os rumos do mercado de trabalho no País.
Em dezembro, três dos sete componentes do IAEmp contribuíram positivamente para o resultado. Os destaques foram os itens que medem a Situação Atual dos Negócios da Indústria, com 1,7 ponto, Tendência dos
Negócios da Indústria, com 0,5 ponto, e Emprego nos próximos meses do Consumidor, com 0,9 ponto. Na direção oposta, o principal destaque negativo foi do item que mede o Emprego Previsto da Indústria, que contribuiu com -0,9 ponto. Os demais componentes (Emprego Previsto, Tendência dos Negócios e Situação Atual do Negócios de Serviços) contribuíram -0,2 ponto cada um.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.