IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Democratas assinam petição para votar aumento do teto da dívida sem concessões

São Paulo

24/05/2023 18h00

Todos os deputados democratas da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos assinaram uma petição para votar a elevação do teto da dívida "limpo", isto é, sem condicionar o aumento a cortes nos gastos públicos. O anúncio foi realizado pelo parlamentar democrata Brendan Boyle, por meio de sua conta no Twitter.

A petição reuniu 213 assinaturas e, segundo Boyle, é o terceiro maior número para qualquer requisição do gênero nos EUA desde 1997.

Caso o partido democrata mantenha este apoio, seriam necessários apenas mais cinco votos de deputados republicanos para levar o projeto de lei ao plenário para votação.

Contudo, este deve ser um feito difícil, considerando que o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, e seus correligionários têm exigido que o governo Biden se comprometa a reduzir o orçamento antes de elevar o teto da dívida.

No final de abril, McCarthy conseguiu a aprovação de um projeto abarcando essas exigências, em um placar apertado de 217-215.

Se aprovado, o teto da dívida "limpo" seria enviado para avaliação do Senado, onde o partido democrata conta com maioria.