IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Emprego cresceu na maioria dos distritos, embora em ritmo mais lento, mostra Livro Bege do Fed

São Paulo

31/05/2023 16h30

O emprego nos Estados Unidos "cresceu na maioria dos distritos, embora em ritmo mais lento que em levantamentos anteriores", afirma o Livro Bege, divulgado nesta quarta-feira, 31, pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). O documento é um sumário de opiniões que embasa as decisões de política monetária do BC dos EUA.

No geral, o mercado de trabalho continuava forte, com contatos reportando dificuldades de encontrar trabalhadores em uma variedade grande de níveis de habilidades e setores, afirma o Livro Bege.

"Dito isso, contatos pelos distritos também notaram que o mercado de trabalho desacelerou um pouco, ressaltando contratações mais fáceis em construção, transportes e finanças", exemplifica o texto.

O Livro Bege nota ainda que, segundo "muitos contatos", o pessoal de suas empresas já está totalmente preenchido, com alguns dizendo que pausavam contratações ou mesmo reduziam a folha, devido à demanda atual mais fraca ou à perspectiva de que ela perca fôlego adiante, ou pela maior incerteza sobre a perspectiva econômica.

Os salários cresceram "modestamente", como no relatório anterior, enquanto empresas de pessoal reportam crescimento menor na demanda, diz também o documento.