China: Pan Gongsheng é nomeado como secretário do comitê do PBoC e pode assumir como presidente
Fontes relataram ao The Wall Street Journal que o movimento faz parte de uma estratégia para eventualmente alçar Pan Gongsheng, atualmente um dos vice-presidentes do PBoC, ao cargo de presidente do BC chinês, substituindo completamente Yi Gang. Se a nomeação para presidente acontecer de fato, isso dará a Pan mais poder nessa posição do que seu antecessor, Yi, que foi superado por ele no sistema partidário da China, apontaram as fontes.
Divulgado nesta segunda-feira, 3, outro comunicado oficial do PBoC revela que Pan já deu início a suas atividades como secretário do banco central chinês, em um encontro com o presidente do Banco da Coreia (BoK, na sigla em inglês), Lee Changyong.
A nomeação surpresa só chegou a uma conclusão na semana passada, disseram as fontes ao WSJ. Anteriormente, Zhu Hexin, presidente do conglomerado financeiro chinês Citic Group, era o principal candidato para suceder Yi Gang como presidente do PBoC, com He Lifeng, um associado de longa data do líder chinês Xi Jinping, para ser nomeado simultaneamente como o chefe do partido do PBoC, relatou o WSJ.
Os líderes eventualmente optaram por Pan devido a sua experiência internacional e expectativas de que ele teria mais facilidade em trabalhar com presidentes de BCs globais, afirmaram fontes familiarizadas com o assunto. *Com informações da Dow Jones Newswires.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.