Em reunião com premiê da China, Yellen pede que tensões não rompam laços bilaterais
Em viagem oficial à China, Yellen disse durante encontro com Li, nesta sexta-feira, que Washington e Pequim têm o dever de cooperar em questões que afetem o mundo. Ela sugeriu "canais de comunicação regulares", em um momento de deterioração das relações bilaterais em meio a disputas por questões de tecnologia, segurança e relacionadas ao status de Taiwan.
Yellen é um de vários altos funcionários dos EUA que planejam visitar Pequim para encorajar os líderes chineses a reavivar as interações entre os governos das duas maiores economias do mundo. Antes do início da viagem, funcionários do Tesouro americano haviam dito que Yellen não se encontraria com o presidente chinês, Xi Jinping, e que não tinham expectativa de avanços significativos.
Yellen defendeu "ações direcionadas", em um referência às restrições ao acesso chinês a chips de processadores avançados e outras tecnologias, com o argumento de que a medida é necessária para proteger a segurança nacional.
"Vocês podem discordar", disse Yellen. "Mas não devemos permitir que qualquer discordância cause mal-entendidos que desnecessariamente piorem nossas relações econômicas e financeiras bilaterais."
Yellen também pediu uma "concorrência econômica saudável", em uma alusão a queixas de que Pequim está intensificando o uso de subsídios e barreiras de mercado para proteger suas empresas.
"Um justo conjunto de regras beneficiará nossos dois países", disse Yellen. "Também enfrentamos importantes desafios globais, nos quais EUA e China têm o dever de cooperar mutuamente, mas também com o mundo."
Li, por sua vez, demonstrou otimismo de que as condições possam melhorar, mas não deu qualquer sinalização de possíveis mudanças em políticas chinesas que incomodaram Washington e seus parceiros comerciais.
Arco-íris
Referindo-se a um arco-íris que surgiu depois que o avião de Yellen pousou nesta quinta-feira, 6, na China, durante tempo chuvoso, Li disse: "após uma onda de ventos e chuva, definitivamente veremos mais arco-íris". Fonte: Associated Press.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.