Quatro das oito atividades do varejo crescem em julho ante junho, revela IBGE

Quatro das oito atividades que integram o comércio varejista registraram avanços nas vendas em julho ante junho, enquanto outras quatro recuaram, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média global, o volume vendido cresceu 0,7%.

Houve expansão em Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (11,7%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (8,4%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,3%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,1%).

Na direção oposta, as perdas ocorreram em Tecidos, vestuário e calçados (-2,7%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-2,6%), Móveis e eletrodomésticos (-0,9%) e Combustíveis e lubrificantes (-0,1%).

No comércio varejista ampliado - que agora inclui as atividades de veículos, material de construção e atacado alimentício - houve recuo de 0,3% em julho ante junho. O segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou queda de 6,2%, enquanto Material de construção subiu 0,3%.

Com a reformulação periódica da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), o desempenho do varejo ampliado com ajuste sazonal inclui os dados do atacado alimentício, nova atividade investigada. No entanto, ainda não há divulgação de dados individuais para o atacado de produtos alimentícios na série com ajuste sazonal. O IBGE explica que é necessário ter uma série histórica mais longa para ter uma base de dados consistente para as divulgações ajustadas sazonalmente.

Comparação com julho de 2022

De acordo com o IBGE, cinco das oito atividades que integram o varejo registraram avanços em julho de 2023 ante julho de 2022. Na média global, o comércio varejista teve uma expansão de 2,4%.

Houve crescimento em Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (6,9%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (6,5%), Móveis e eletrodomésticos (3,4%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,0%) e Tecidos, vestuário e calçados (1,6%).

Os recuos foram registrados por Livros, jornais, revistas e papelaria (-7,3%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-4,9%) e Combustíveis e lubrificantes (-2,8%).

No varejo ampliado - que inclui os segmentos de veículos, material de construção e atacado alimentício -, as vendas subiram 6,6% em julho de 2023 ante julho do ano anterior.

O volume vendido por Veículos, motos, partes e peças subiu 9,8% em relação a julho de 2022, Material de Construção teve recuo de 0,3%, e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceu 19,6%.