Governo japonês avalia que economia mantém recuperação moderada

A economia do Japão manteve um "ritmo moderado" de recuperação do crescimento em setembro, segundo relatório mensal divulgado nesta terça-feira, 26, pelo governo daquele país. Entretanto, o documento elevou sua avaliação para o lucro empresarial pela primeira vez desde março de 2022, conforme a Reuters, e indicou que este setor está "melhorando como um todo".

No relatório, o governo japonês indica que o consumo privado, os investimentos empresariais, as exportações e a produção industrial vêm acelerando recentemente.

Além disso, o levantamento constata que a situação do emprego demonstra melhora no país e que os preços ao consumidor estão aumentando.

O governo japonês espera que a economia mantenha o ritmo de recuperação moderada no curto prazo, porém, alerta que a desaceleração de economias estrangeiras poderá pressionar a economia do Japão - incluindo efeitos do aperto monetário global e temores sobre a recuperação da China.

"Ainda, deve-se dar total atenção aos aumentos de preços e a volatilidade nos mercados financeiros e de capitais", conclui o relatório.