BC da Turquia mantém juros em 50% e promete deixar política restritiva até inflação arrefecer
São Paulo
21/11/2024 10h43
O Banco Central da Turquia manteve os juros básicos em 50% pela oitava reunião consecutiva, em decisão divulgada nesta quinta-feira, 21. Segundo a autoridade monetária, indicadores recentes sugerem desaceleração da demanda a níveis desinflacionários, mas ainda há riscos para o processo de estabilização dos preços.
Em comunicado, a instituição promete manter a política restritiva até haver um "significativo e sustentado" declínio na tendência inflacionária e uma convergência das expectativas de inflação para as projeções.
"Consequentemente, o nível da taxa básica será determinado de forma a garantir o aperto exigido pela trajetória de desinflação projetada, tendo em conta tanto a inflação realizada como a esperada", ressalta a instituição.
O BC turco acrescentou que buscará agir para assegurar o retorno da inflação à meta de 5% no médio prazo e levará em consideração a defasagem da transmissão da política monetária. "Os indicadores da inflação e a tendência subjacente da inflação serão monitorados de perto e o Comitê utilizará de forma decisiva todos os instrumentos à sua disposição, em linha com o seu principal objetivo de estabilidade de preços", ressaltou.