Nos EUA, Nabe eleva previsão do PIB de 2024 e 2025; Fed deve cortar taxa em 25 pb em dezembro
São Paulo
25/11/2024 07h45
No relatório de perspectivas de novembro da Associação Nacional de Economia Empresarial (Nabe, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, as previsões de crescimento econômico para este e o próximo ano ficaram mais altas do que as projeções anteriores. "A previsão atual espera que o Produto Interno Bruto (PIB) ajustado pela inflação aumente 2,7% em 2024 e 2,0% em 2025, em comparação com 2,6% e 1,8% na pesquisa de perspectivas de setembro. Além disso, 44% dos entrevistados agora consideram os riscos em torno das perspectivas como equilibrados, enquanto a maioria dos entrevistados na pesquisa anterior achava que os riscos de queda eram mais prováveis", diz a presidente da Nabe, Emily Kolinski Morris.
As projeções medianas dos painelistas para a inflação global e o deflator de despesas de consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês) - a medida de inflação preferida do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) - não sofreram alterações em relação às projeções de setembro.
Segundo a Nabe, a previsão reflete a expectativa de que o Fed reduza a taxa de juros em mais 25 pontos-base (pb) até o final deste ano, deixando a taxa de final de ano inalterada em relação à previsão de setembro.
Os entrevistados esperam outros 100 pontos-base de cortes em 2025.